Quais são os novos clássicos dos quadrinhos?

Ir em baixo

Quais são os novos clássicos dos quadrinhos?

Mensagem por fills em Sex Set 01, 2017 10:13 am

Vi um bate papo sobre o assunto do Vinicius dos 2Quadrinhos com o Sidney Gusman e outro rapaz que não recordo o nome. E achei interessante.

Na sua opinião, e levando em conta os seus motivos para uma comic virar um clássico, quais trabalhos você citaria, sei lá, digamos que de 2000 em diante? Coisas que fogem de Queda de Murdock, Watchmen, Sandman, Cavaleiro das Trevas, ou seja, quais seriam os novos clássicos, os "contemporâneos"?

No bate papo citaram (na realidade "chutaram", no sentido de falarmos dos trabalhos daqui a dez anos ainda): Pílulas Azuis, Não Era Você que Eu Esperava, Blacksad, Providence e o Vinicius citou até mesmo Cavaleiro da Lua do Jeff Lemire.

fills
Defensor

Re: Quais são os novos clássicos dos quadrinhos?

Mensagem por KAMIKAZE em Sex Set 01, 2017 2:10 pm

Chuto:

Brian Azzarello na Mulher-Maravilha
Não sei se o Demolidor do Bends já é, se não ele com certeza
Hawkeye do Matt Fraction
Visão do Tom King (não li, mas nunva li nenhuma reclamação)
Saga do Brian K. Vaughan (embora eu não goste, é muito aclamado)

Kevin Feige

Mensagem por Red Fenix em Sex Set 01, 2017 4:33 pm

Sei lá. Quais são os critérios pra classificar algo como um clássico? E tais critérios são subjetivos de pessoa pra pessoa?
Seria interessante fazer um jogo aqui. Poderíamos estabelecer um certo número de critérios, os quais receberiam notas. E estabelecida uma pontuação mínima, tal obra seria então classificada como um clássico.
Poderíamos utilizar critérios óbvios como roteiro e arte. Mas também algo como proposta, contexto social da época, impacto e por aí vai.

Rejeitado da Bat-família

Mensagem por Brancatelli em Sex Set 01, 2017 8:01 pm

- Cicatrizes
- Retalhos
- All-Star Superman
- Parafusos
- Preacher
- Superman Identidade Secreta
- Hitman
- Sweet Tooth
- Justiceiro MAX
- Alias (Jessica Jones)
- Asterios Polyp
- Essex County
- Visão do Tom King
- Toda a fase de Novos Titãs do Johns pré-OYL
- Deadpool do Joe Kelly
- Nextwave
- Astonishing X-Men do Whedon/Cassadey

Pra mim, todos acima já são clássicos.

Lanterna Verde

Mensagem por fills em Seg Set 04, 2017 11:51 am

Retalhos eu comprei faz um tempo e está na pilha de leitura. Essex Country chegou esses dias e também lerei.

Preacher realmente, clássico dos clássicos! E uma HQ que chamo literalmente de PERFEITA. Embora seja da década de noventa, tá valendo... rs Não deixa de ser "recente".

All-Star Superman, não sei o que o pessoal vê nessa HQ... rsrs Fico "aliviado" de não ser só eu: Broo e Smith também não idolatram tanto. Vou até pesquisar depois resenhas explicando o motivo dessa HQ ser tão aclamada.

Superman Identidade Secreta gosto bastante. Mas não consideraria um clássico, apesar de entender o motivo de citarem.

Sweet Tooth é uma baita surpresa. Concordo ser um clássico. Alias idem.

Astonishing X-Men! Cara! Bem lembrado!

Justiceiro MAX concordo também.

Não li e/ou Desconheço: Parafusos, Hitman, Asterios Polyp, Visão do Tom King (todo mundo fala e lerei), Toda a fase de Novos Titãs do Johns pré-OYL, Nextwave.

Eu cito ainda como clássicos: Ultimates (Millar, Hitch), Ultimate Spiderman (Morales do Bendis), Fury MAX.

@KAMIKAZE escreveu:Chuto:

Brian Azzarello na Mulher-Maravilha
Não sei se o Demolidor do Bends já é, se não ele com certeza
Hawkeye do Matt Fraction
Visão do Tom King (não li, mas nunva li nenhuma reclamação)
Saga do Brian K. Vaughan (embora eu não goste, é muito aclamado)
Sim, Saga também citaram, verdade, esqueci de dizer.
Bem lembrado Demolidor.

@Red Fenix escreveu:Sei lá. Quais são os critérios pra classificar algo como um clássico? E tais critérios são subjetivos de pessoa pra pessoa?
Concordo com o que dizem no vídeo: há fator "envelhecimento", momento histórico... qualidade tanto de roteiro quanto de arte é óbvio né rs.
fills
Defensor

Mensagem por Zell em Seg Set 04, 2017 1:54 pm

Pra mim um clássico tem que ser um divisor de águas, aquela leitura que influenciou o que veio depois, que é leitura obrigatória para qualquer fã de quadrinhos, mesmo que existam obras melhores, mas menos influentes. Watchmen em sua desconstrução, Cavaleiro das trevas em sua narrativa, Sandman em seu lirismo, Maus em sua importância jornalística... Você pode até não gostar, mas a importância dessas obras é indiscutível.

Na minha opinião, os clássicos desse século são:

Persépolis: Foi o ponta-pé para a nova onda de quadrinhos autorais estourar. O Maus desse século.

Ultimates: se eu tiver que escolher uma série para apresentar para alguém que nunca leu heróis e tem curiosidade, com certeza seria essa. Millar e Hitch modernizam os heróis e seus conflitos, desconstruindo ícones e re-humanizando eles. Seria o equivalente moderno (guardada as devidas proporções) de Watchmen.

Y The Last Man: obra prima do Brian K Vaughn (pelo menos enquanto Saga não termina) fala de gênero, solidão e encontrar seu lugar no mundo.

Demolidor do Bendis: outra série que inovou na narrativa, focando fortemente nos diálogos, história adulta, com edições inteiras sem o personagem título sequer aparecer.

All Star Superman: enquanto Ultimates desconstrói, All Star volta ao básico e faz uma carta de amor belíssima ao Superman e a todos os super-heróis que existem por conta dele.

Menções honrosas: Gotham Central, Astonishing X-Men do Whedon, Quarteto Fantástico/FF do Hickman, Thor do Straczynski, Hawkeye do Fraction, Locke & Key.

wubba lubba dub dub

http://selfhigh5.tumblr.com/

Mensagem por fills em Seg Set 04, 2017 4:00 pm

Persépolis é outra coisa que comprei faz um tempo e está na pilha. Nem abri ainda, tá lacrada. Rolling Eyes Quero ler ainda esse ano também.

@Zell escreveu:Você pode até não gostar, mas a importância dessas obras é indiscutível.
E sim, concordo, isso faz parte de um clássico mesmo.
fills
Defensor

Mensagem por Brancatelli em Seg Set 04, 2017 6:02 pm

@Zell escreveu:Ultimates: se eu tiver que escolher uma série para apresentar para alguém que nunca leu heróis e tem curiosidade, com certeza seria essa. Millar e Hitch modernizam os heróis e seus conflitos, desconstruindo ícones e re-humanizando eles. Seria o equivalente moderno (guardada as devidas proporções) de Watchmen.
Nesse caso, levando em conta os critérios que vc falou, acho que Authority se encaixa melhor.
Ela sim foi divisora de águas, e Ultimates é exatamente o Millar brincando com o que o Ellis começou aqui (e que o Millar inclusive continuou depois).
Mas claro, digo isso jogando com o que vc disse.

Uma que merece muito ser tratada como novo clássico é Transmetropolitan.

Lanterna Verde

Mensagem por fills em Seg Set 04, 2017 6:57 pm

@Brancatelli escreveu:Uma que merece muito ser tratada como novo clássico é Transmetropolitan.
Outra que está aqui pra ler esse ano... rapaz.... pale pale pale
fills
Defensor

Mensagem por Arqueiro Verde em Dom Jul 01, 2018 1:51 pm

Citarei algumas, mas por puro gosto pessoal.

Os Supremos, de Mark Millar. Pra mim, melhor do que Authority, onde os personagens posam de bonzinhos, mas no fim todos tem pés de barro (em Authority, por mais que eles sejam os "heróis", a gente vê que são sacanas desde sempre). Aqueles lances políticos, retratarem o Bush como um bobão, a relação de amor e ódio do Gigante com a Vespa, o clima incestuoso - nas entrelinhas - entre Wanda e Pietro.
Fora as cenas de ação. Muito do Universo Cinematográfico da Marvel bebe dali.

Grandes Astros: Superman, de Grant Morrison e Frank Quitely. Pra mim ela é clássica, sim. Justamente por ser uma carta de amor ao gênero dos super-heróis, e uma carta de amor ao Superman pré-Crise em particular. Li recentemente e adorei. Mesmo a arte do Quitely, que eu não gostava na adolescência, está um primor aqui. Uma verdadeira homenagem a era de prata, principalmente nas partes envolvendo Lex Luthor ou Bizarro.

O Velho Logan, de Mark Millar e Steve McNiven - Ok, pode não ser uma obra seminal ou divisora de águas como Watchmen, Cavaleiro das Trevas, Miracleman ou mesmo Dias de Um Futuro Esquecido, mas mostra um Logan já envelhecido e só tentando levar a vida com sua família, numa realidade onde os vilões venceram e mandaram o mundo pra casa do caralho. Sanguinolência e uma viagem que bebe - muito - em Os Imperdoáveis do Clint Eastwood, onde Logan faz de Will Munny e Clint Barton é Ned Logan.
A luta final entre Logan e Banner é brutal, e eu gostaria que continuassem a história de onde ela parou...pois teria uns ecos de Lobo Solitário muito interessantes.

Gotham Central, de Greg Rucka e Ed Brubaker - Acho que no Universo DC não foi feito, antes ou depois, um quadrinho tão visceral focado nos policiais do DPGC e na loucura que eles tem que encarar, com bandidos que vão desde criminosos comuns, até psicopatas como Duas-Caras, Cara de Barro, Coringa e Sr. Frio. O discurso de um dos policiais no começo do segundo volume, no julgamento do Frio é um soco no estômago de tão contundente. A arte é um show, dando um tempero noir ao quadrinho, mais do que essencial pros climas das histórias.

Super Amigo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: