Superamigos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

+11
fills
Zell
Smith
Brancatelli
DEADGU
Arqueiro Verde
Broo
PabloWD
Inumano83
Krypton
KAMIKAZE
15 participantes

Página 4 de 40 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 22 ... 40  Seguinte

Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Arqueiro Verde Sáb Ago 29, 2015 6:20 pm

Acho que nunca vi a arte dele antes.
Parece um meio termo entre Tim Sale e Bruce Timm.
Arqueiro Verde
Arqueiro Verde
Super Amigo

Mensagens : 1918
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por DEADGU Sáb Ago 29, 2015 7:32 pm

Arqueiro Verde escreveu:
GUSTAVO escreveu:Aliás, já tá a venda?

Comix tá com ela em Pré-Venda:

http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=24644

Comix? tô fora.
DEADGU
DEADGU
Agente do MI6

Mensagens : 2503
Data de inscrição : 09/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por fills Dom Ago 30, 2015 12:38 am

Quanto ao Morrison, não cheguei a ler Homem Animal, mas Asilo Arkham não gostei mesmo e All Star Superman acho bem ok. Morrison definitivamente não engulo.
fills
fills
Defensor

Mensagens : 4459
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 42
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por fills Dom Ago 30, 2015 12:40 am

Engraçado que há um tempo atrás (na época de lançamento de Supremos Vol.2) cheguei a meter o pau na Comix no fórum antigo e/ou no facebook e fui questionado, "me jogaram pedras", por eu questionar a "excelência" da Comix.

Hoje pessoal deve estar vendo a merda que realmente é.
fills
fills
Defensor

Mensagens : 4459
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 42
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Arqueiro Verde Dom Ago 30, 2015 1:31 am

GUSTAVO escreveu:
Arqueiro Verde escreveu:
GUSTAVO escreveu:Aliás, já tá a venda?

Comix tá com ela em Pré-Venda:

http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=24644

Comix? tô fora.

Ah sim. Eu também a evito e, no máximo, compro em São Jose dos Campos, numa revistaria que compra deles.
Mas o link serve pra gente saber que Parker tá perto de chegar nas livrarias. brinde
Arqueiro Verde
Arqueiro Verde
Super Amigo

Mensagens : 1918
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Zell Dom Ago 30, 2015 7:42 am

Olha, vou ter que ir atrás de mais coisas do Darwyn Cooke, por que eu definitivamente não entendo o por que dele receber tanto 10. Nada do que eu li dele até hoje justifica essas notas. Principalmente quando o pessoal tirou pontos de outros artistas por "não se encaixar em todo tipo de história" mas ele com esse traço totalmente cartoon não tem esse problema...
Zell
Zell
Beyonder

Mensagens : 10617
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 39
Localização : Brasília

http://selfhigh5.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Broo Dom Ago 30, 2015 8:17 am

Eu tbm tentei ir atrás de mais coisas dele, mas a verdade é que não tem tanto material relevante assim. Tirando 6 edições de New Frontier e 4 de Catwoman, o resto são edições esporádicas que remetem sempre ao mesmo conceito/estilo... com a tentativa d resgate de Spirit retomando os anos 50 q foram explorados em New Frontier ou com um ou outro desdobramento de Catwoman. Lembro de algo do Aranha dele, mas acho q uma ou duas edições daquele título de contos relacionados ao personagem. Fora isso, tem uma tonelada de capas.

Eu ainda não postei minha nota pq estou em conflito com o conceito do q a gnt tá dando nota aqui. No caso do Cooke, "desenhista" ficou abrangente demais. Acho q é o primeiro caso em q eu acho o trabalho como storyboarder e animador mais relevante do que os trabalhos como quadrinista. Ainda é desenhista, mas mídias bastante diferentes.
Broo
Broo
Super Amigo

Mensagens : 1556
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por fills Dom Ago 30, 2015 11:29 am

Zell escreveu:Olha, vou ter que ir atrás de mais coisas do Darwyn Cooke, por que eu definitivamente não entendo o por que dele receber tanto 10.
Zell, por outro lado, não entendi muito bem quando você citou o Bruce Timm dizendo que ele é um gênio e que o Cooke é nada mais que uma simples imitação dele. E por ser uma simples imitação, deu a entender que você desqualifica o Cooke por isso. Como você acha o Bruce Timm um gênio, eu supus então ele teria pelo menos uma nota de 9 a 10 sua e consequentemente achei estranho e de certa forma injusta a disparidade de nota entre o Cooke e Timm (de nota 6,5 até a nota 9 ou 10, sendo que ambos têm estilos bem similares apesar de um 'imitar' o outro).

Muita gente já deu nota 9 a 10 para pessoas aqui no fórum independente do ranking. Branca por exemplo citou umas três ou quatro obras que já são suficientes para ele dar 9 ao Morrison... Tem gente que dá 10 ao Moore só por Watchmen... por aí vai...
No MEU caso com o Cooke, o que ele fez com Nova Fronteira, Mulher Gato e Spirit, apesar de eu ter lido quase nada desse último, já são suficientes para eu dar uma nota 10 para ele. E sim, o cartoon / caricatura dele acho fantástico! As expressões são animais, etc...
Brancatelli escreveu:E acho a arte dele mais bem finalizada que a do Bruce Timm

Zell escreveu:Nada do que eu li dele até hoje justifica essas notas. Principalmente quando o pessoal tirou pontos de outros artistas por "não se encaixar em todo tipo de história" mas ele com esse traço totalmente cartoon não tem esse problema...
Bom, nisso eu concordo. (em negrito/destaque)
EU evito colocar essa questão de que "tem que se encaixar em todo tipo de história" nos meus critérios de avaliação.
Realmente tiveram desenhistas no ranking que achei que mereciam os mesmos 10 que eu dei, mas no final das contas acabaram recebendo 8,5 ou 9 de alguns por "não se encaixarem em todo tipo de história". Vai entender... hehehe... enfim.
fills
fills
Defensor

Mensagens : 4459
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 42
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Zell Dom Ago 30, 2015 1:17 pm

Pois é Rodrigo. Você mesmo se contradiz.

Realmente tiveram desenhistas no ranking que achei que mereciam os mesmos 10 que eu dei, mas no final das contas acabaram recebendo 8,5 ou 9 de alguns por "não se encaixarem em todo tipo de história". Vai entender... hehehe... enfim.

Cada um vota como quer, mas eu esperava alguma coerência.

Como eu posso dar 10 para um cara que simplesmente copia outro? Não faz sentido né? E a genialidade do Timm vai além da arte dele. Ele produzia os desenhos. Tem desenho melhor que o Batman dele? São níveis muito diferentes.

Eu só dou 10 para um cara que eu considero revolucionário. Que faz algo que ninguém mais faz, como é o caso do Maleev, ou que influenciou gerações, como o Perez.

Branca por exemplo citou umas três ou quatro obras que já são suficientes para ele dar 9 ao Morrison... Tem gente que dá 10 ao Moore só por Watchmen... por aí vai...

O Branca citou bem mais do que quatro obras do Morrison:

Homem Animal, Patrulha do Destino, Asilo Arkham, Liga da Justiça, Kid Eternidade, DC Um Milhão, New X-Men, All-Star Superman, Sete Soldados, Batman e Robin..
Além disso tem o que ele fez pro Quarteto, tem 52, tem Multiversity, tem Terra 2, tem Crise Final, tem Superman Beyond..

De novo: coerência. Eu discordo de que tudo isso seja bom, mas o Branca pelo menos é coerente.

E dar 10 "só" por Watchmen? Não acho que esse foi o caso de ninguém, mas mesmo que fosse, é uma das 3 obras de quadrinhos mais importantes de todos os tempos. Sim, só por ela ele merecia um 10.
Zell
Zell
Beyonder

Mensagens : 10617
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 39
Localização : Brasília

http://selfhigh5.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Brancatelli Dom Ago 30, 2015 1:21 pm

Para quem quer conhecer mais do Cooke sem a "apelação à nostalgia", eu recomendo Batman Ego, tudo o que ele fez em Parker, e a edição dele de Solo.
Além da arte, curto bastante a narrativa dele.
Brancatelli
Brancatelli
Filho de Thanos

Mensagens : 5619
Data de inscrição : 09/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por fills Dom Ago 30, 2015 2:45 pm

Zell escreveu:O Branca citou bem mais do que quatro obras do Morrison:

Homem Animal, Patrulha do Destino, Asilo Arkham, Liga da Justiça, Kid Eternidade, DC Um Milhão, New X-Men, All-Star Superman, Sete Soldados, Batman e Robin..
Além disso tem o que ele fez pro Quarteto, tem 52, tem Multiversity, tem Terra 2, tem Crise Final, tem Superman Beyond..
Eu referi a três ou quatro coisas do Morrison por causa dessa parte:
Brancatelli escreveu:Aliás só Homem-Animal, Asilo Arkham e All-Star já seriam o bastante pra isso.

Ah! E não entendi em que fui contraditório.
fills
fills
Defensor

Mensagens : 4459
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 42
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Arqueiro Verde Dom Ago 30, 2015 3:00 pm

Mais pra frente a gente precisa votar em algum desenhista brasileiro e naqueles desenhistas da Era de Ouro (Ditko, Kirby...).
Arqueiro Verde
Arqueiro Verde
Super Amigo

Mensagens : 1918
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Broo Dom Ago 30, 2015 3:30 pm

Brancatelli escreveu:Para quem quer conhecer mais do Cooke sem a "apelação à nostalgia", eu recomendo Batman Ego, tudo o que ele fez em Parker, e a edição dele de Solo.
Além da arte, curto bastante a narrativa dele.

Eu procurei o Batman Ego e não achei... =/
Broo
Broo
Super Amigo

Mensagens : 1556
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por fills Dom Ago 30, 2015 3:45 pm

Só mais uma coisa em relação ao Cooke.
Zell escreveu:Como eu posso dar 10 para um cara que simplesmente copia outro? Não faz sentido né?
Não vejo problema nisso. Acho assim, se eu pegar um portfólio, um currículo de um desenhista, mostrando diversos trabalhos dele para uma pessoa, é grande a probabilidade dessa pessoa dar uma nota para o desenhista sem levar em consideração os antepassados dele. Achei até legal em saber que o Cooke foi aluno e/ou teve influência direta com o Bruce Timm. E não vejo problema num discípulo tornar-se melhor que o mestre. Sou inclusive da opinião do Branca, que acho o Cooke até melhor do que o Timm.


Quanto ao Morrison, é... minha nota 1,5 achei um certo exagero porque tem MUITO roteirista pior que o Morrison. Fato. Vou mudar minha nota de 1,5 para 4,0. Mas, continuo achando tudo o que o Morrison fez e que foi citado no tópico de ranking muito normal e mediano demais, e muitas delas eu nem curti tanto. Tudo o que o Morrison fez, exceto WE3, Liga da Justiça e Homem Animal (que ainda não li, mas estou confiando e acreditando que sejam realmente muito boas essas HQs), All Star Superman que achei bem legal e mais nada, entre outras coisas que devem ter por aí legais, acima do normal e médio.

Quanto ao New X-Men do Grant Morrison que muita gente elogia, infelizmente não cheguei a comprar este encadernado da Salvat porque acho que disseram que não é bem auto-contida, é necessário saber de outras coisas que ocorreram no universo X-Men... Acho que foi o Zell quem disse algo do tipo.
Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 EDEEXTINCAO
De qualquer maneira, vou sondar de novo este arco e encadernado, quem sabe eu compro e dê mais uma chance ao Morrison... hehehe
fills
fills
Defensor

Mensagens : 4459
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 42
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por fills Dom Ago 30, 2015 3:48 pm

fills escreveu:Quanto ao Morrison, é... minha nota 1,5 achei um certo exagero porque tem MUITO roteirista pior que o Morrison. Fato. Vou mudar minha nota de 1,5 para 4,0.
E porque meu humor está melhor ainda, melhor do que quando dei 1,5. Laughing
fills
fills
Defensor

Mensagens : 4459
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 42
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por fills Dom Ago 30, 2015 4:02 pm

fills escreveu:Quanto ao New X-Men do Grant Morrison que muita gente elogia, infelizmente não cheguei a comprar este encadernado da Salvat porque acho que disseram que não é bem auto-contida, é necessário saber de outras coisas que ocorreram no universo X-Men... Acho que foi o Zell quem disse algo do tipo.
Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 EDEEXTINCAO
De qualquer maneira, vou sondar de novo este arco e encadernado, quem sabe eu compro e dê mais uma chance ao Morrison... hehehe

Acabai de ver essa informação aqui:

Encadernados lançados pela Panini.

1. Novos X-Men – E de Extinção (2007)
2. Novos X-Men – Imperial (2009)
3. Novos X-Men – Novos Mundos (2011)
4. Novos X-Men – Rebelião no Instituto Xavier (2011)
5. Novos X-Men – Planeta X (2012)
6. Novos X-Men – Ecos do Amanhã (desenhos de Marc Silvestri, New X-Men #151 a #154).

Ou seja, realmente é bastante coisa. A Salvat vai lançar ou está lançando todos eles, além da "E de Extinção"? Estou por fora...
Enfim, é o tipo de leitura que pelo visto vai ficar mais pra frente, devido ao volume.
fills
fills
Defensor

Mensagens : 4459
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 42
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Broo Seg Ago 31, 2015 1:32 am

A Salvat lançou (e vai ser só isso) os 2 primeiros: E de Extinção e Imperial.
Broo
Broo
Super Amigo

Mensagens : 1556
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Zell Seg Ago 31, 2015 8:38 am

Se eu não me engano a Panini lançou os 4 primeiros volumes.
Zell
Zell
Beyonder

Mensagens : 10617
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 39
Localização : Brasília

http://selfhigh5.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por PabloWD Seg Ago 31, 2015 9:50 am

a panini lançou todo o período do morrison em encadernados.
PabloWD
PabloWD
Calouro em Hogwarts

Mensagens : 712
Data de inscrição : 22/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por fills Seg Ago 31, 2015 10:42 am

PabloWD escreveu:a panini lançou todo o período do morrison em encadernados.
Zell escreveu:Se eu não me engano a Panini lançou os 4 primeiros volumes.
Sim, sim... A panini lançou esses seis aí que listei. Só que não acha. Esgotados. Nem na Comix tem todos.
Aliás, esses dois da Salvat que o Broo citou (E de Extinção e Imperial) já são suficientes? São "auto-contidas" ou precisa dos demais volumes? Bom, acho que E de Extinção e Imperial já são suficientes né, porque a Salvat não iria publicar coisas com pontas soltas...
fills
fills
Defensor

Mensagens : 4459
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 42
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Arqueiro Verde Seg Ago 31, 2015 3:21 pm

A Salvat não soltou nem o run todo do Ellis em Thunderbolts.
Acho que só esses dois volumes aí não cobrem tudo de Novos X-Men, fills.
Arqueiro Verde
Arqueiro Verde
Super Amigo

Mensagens : 1918
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por PabloWD Seg Ago 31, 2015 3:34 pm

concordo. Não cobrem tudo. E de Extinção é uma história até MEIO que fechada. Mas imperial, não. Mas não tem jeito, o Morrison escreveu foi uma grande história só com algumas partes que podem ser lidas separadamente, mas que a graça mesmo (e eu gosto bastante, apesar do final meio abrupto) é a saga toda.
PabloWD
PabloWD
Calouro em Hogwarts

Mensagens : 712
Data de inscrição : 22/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por fills Seg Ago 31, 2015 4:23 pm

Arqueiro Verde escreveu:A Salvat não soltou nem o run todo do Ellis em Thunderbolts.
Isso da Salvat não é tudo? 

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 DSC03768

Eu não sabia...!! Putz!
Ah! E esse material saiu sim, inclusive eu comprei isso!  Neutral puts
fills
fills
Defensor

Mensagens : 4459
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 42
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Zell Seg Ago 31, 2015 4:59 pm

Tem mais um arco do Thunderbolts do Ellis, mas a série continua depois disso por um bom tempo.

Zell
Zell
Beyonder

Mensagens : 10617
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 39
Localização : Brasília

http://selfhigh5.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Arqueiro Verde Seg Ago 31, 2015 5:37 pm

Eu também comprei Fills, meio já sacando que não deviam soltar o run do Ellis todo.
Tô ligado que essa fase durou um bom tempo depois que ele saiu (o segundo arco, Anjos Enjaulados, eu li pela Romênia), mas depois que ele sai a revista continua boa?
Difícil superar a alopragem que ele e o Deodato fizeram, acho.
Arqueiro Verde
Arqueiro Verde
Super Amigo

Mensagens : 1918
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado! - Página 4 Empty Re: Sugestões e comentários diversos sobre os rankings Quadrinhos - encerrado!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 40 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 22 ... 40  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos