Superamigos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Marvel US] - House of / Powers of X

+13
red robin
Al
fills
Krypton
DEADGU
Arqueiro Verde
Banzé
Zell
Smith
Broo
Red Fenix
Brancatelli
KAMIKAZE
17 participantes

Página 2 de 30 Anterior  1, 2, 3 ... 16 ... 30  Seguinte

Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Banzé Sex Abr 24, 2015 2:47 pm

Com a fusão dos heróis ultimate com os do universo 616, o homem de gelo ultimate deverá assumir no novo universo, esse dos antigos X-Men devem desaparecer em breve.
Banzé
Banzé
Calouro em Hogwarts

Mensagens : 785
Data de inscrição : 10/04/2015
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Convidado Sex Abr 24, 2015 2:48 pm

Na minha opinião essa ideia dele ser gay é do mesmo nível ou tipo a historia do Peter ser um clone. Hoje o homossexualismo está em evidencia, pois com mais liberdade e direitos todos as mídias tem que quase uma "obrigação"  de ter uma ou mais pessoas com esse perfil, pois é um nicho que está em ascensão. Nos inicio dos anos 90 o que estava em evidência era a clonagem então a marvel pega um dos seus personagens mais populares e acrescenta esse contexto visando ser atual e como resultado temos umas das historias mais "sem noção" do homen aranha. Volto a disser a minha raiva é que passam por cima do passado para tentar arrebatar possíveis nicho utilizando o que está em evidencia no momento. Olha essas duas situações que imagino aconteceu ou acontecerá: primeiro o bobby atual ver sua versão mais nova beijando um homem e a outra
Spolier:

Coloquei em spolier, pois foi uma referencia a uma historia que saiu a pouco tempo e poder ter pessoas que não leram ainda. Espero que tenha feito corretamente.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Brancatelli Sex Abr 24, 2015 4:32 pm

Banzé escreveu:Com a fusão dos heróis ultimate com os do universo 616, o homem de gelo ultimate deverá assumir no novo universo, esse dos antigos X-Men devem desaparecer em breve.
Não é assim que vai rolar a "fusão".
Os personagens não vão ser substituídos.

Birujoice escreveu:Hoje o homossexualismo está em evidencia, pois com mais liberdade e direitos todos as mídias tem que quase uma "obrigação"  de ter uma ou mais pessoas com esse perfil, pois é um nicho que está em ascensão.
Birujoice, não é questão de nicho.
É questão que finalmente perceberam que homossexualidade (e não homossexualismo, já que "ismo" denota doença) é algo mais aberto do que antes. Não está em evidência, não é tendência nem nada do tipo, são apenas os roteiristas levando a realidade para os quadrinhos. Se antes tinhamos um ou dois personagens gays, e eles eram secundários pra dizer o mínimo, agora é o Lanterna Verde original, ou o membro original dos X-Men. Do mesmo jeito que, se antes, o herói negro era relegado a segundo plano, agora não só esses heróis estão tomando o protagonismo (Luke Cage, John Stewart, Pantera, Falcão) como estão criando um personagem como o Miles Morales, por exemplo, ou um Nick Fury Ultimate.
Temos uma Ms. Marvel muçulmana, cara, faz ideia disso? Very Happy Isso é uma revolução.

Não é questão de nicho ou tendência.
É questão de realidade.

O personagem não é definido pela sua sexualidade. Reduzir ele a isso acaba sendo um preconceito. Wink
Brancatelli
Brancatelli
Filho de Thanos

Mensagens : 5619
Data de inscrição : 09/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Broo Sex Abr 24, 2015 5:10 pm

To com o Branca nessa... e achei absurdo, pra não dizer ofensivo, comparar CLONAGEM com homossexualidade.
Broo
Broo
Super Amigo

Mensagens : 1556
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Zell Sex Abr 24, 2015 8:44 pm

Preconceitos a parte, li o artigo e francamente, é uma forçada boa cada um dos tópicos.
Zell
Zell
Beyonder

Mensagens : 10617
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 39
Localização : Brasília

http://selfhigh5.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Brancatelli Sáb Abr 25, 2015 12:51 am

Como diz no final do artigo, tudo isso pode soar "normal" nas histórias. A graça é que também pode ser lido seguindo esse contexto "reprimido" apresentado pelo Bendis. Não é retcon pq nada tem que ser necessariamente apagado ou alterado.
De certa forma, vários roteiristas brincaram com a sexualidade do Bobby no decorrer da cronologia. O Bendis só escancarou a porta.
Brancatelli
Brancatelli
Filho de Thanos

Mensagens : 5619
Data de inscrição : 09/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Zell Sáb Abr 25, 2015 8:27 am

Pra mim isso é caçar desenhos em nuvens. Você pode pegar QUALQUER personagem e arrumar pontos da história em que ele é sexualmente reprimido. Wolverine, Homem-Aranha, Superman, Batman (esse então tá facinho).

O pior é que os argumentos mais sólidos em relação ao Homem-de-Gelo são na fase do Chuck Austin! Ai, meu irmão, qualquer zoeira tá valendo. Era tudo tão maluco que se quiser revelar que o Xavier foi a evolução de uma foca, pode pegar essa fase que você consegue explicar.
Zell
Zell
Beyonder

Mensagens : 10617
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 39
Localização : Brasília

http://selfhigh5.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Convidado Sáb Abr 25, 2015 12:33 pm

Não é retcon, mas fere quem acompanha e torce pelo personagem... Não tem como negar que o iceman sempre foi um o mais underrated dos xmen originais. Sempre foi relegado a segundo plano, sempre o "bobo da corte".

Se for notar em fóruns, tem pessoas que não se importam em mudar o conceito do personagem já que ele nunca foi importante para eles... então se o Bobby vira qualquer coisa diferente daquilo que foi sedimentado a décadas não vai fazer a menor diferença. Imagine se alguém afirma que o ciclope gosta de homem depois de perder a Jean e se separar da Emma... o mundo inteiro ia cair matando, mas o bobby bem quem se importa com ele???

Na minha opinião o Brendis provavelmente é uma dessas pessoas que sempre imaginou o bobby como gay e que fazia aquelas piadinhas tosca com o personagem, mas ele com roteirista tem o poder de fazer esse tipo de mudança eu como leitor tenho que "calar a boca" e "engolir a seco" essa historia, pois o que li durante anos não valeu de nada...

Alguns afirmam que como o mundo atual está mais liberal em comparação aos anos de repressão em os xman originais foram criados, os personagens estão tendo experiências diferentes que jamais teriam em sua época, o que é um fato,  mas o que me deixa mais nervoso é que Emma sondou a mente do Bobby em um nível em que Xavier ou Jean jamais poderiam imaginar e em nenhum momento esse tipo de revelação foi mencionado, mesmo que estivesse num subconsciente do personagem...

Na entrevista do Alex Alonso ao site comicbookresources, eles esperam que o Bobby seja alçado a um nível maior nas historias pelo simples motivo dessa sua revelação de ser gay... (Não tenho permissão para colocar o link da entrevista)

Branca, sobre os exemplos que citou como revolução estão todos correto, mas não pode negar que hoje o que está em evidencia na mídia são: os direitos legais que os gays adquiriram, onde as pessoas não tem mais medo de assumir ao contrario do passado em que a opinião publica era contra e o outro é problema dos radicais religiosos muçulmanos como estado islâmico... Coincidência temos hoje uma Miss Marvel Muçulmana e uma xmen original gay. Foi por isso que comparei a época a clonagem nos anos 90 e os direitos dos homossexuais... pois o que é noticia hoje virá referencia nas historias em quadrinhos, pois é uma tendência.

PS: Não sou preconceituoso e não tenho nada contra um personagem ser gay, negro, branco, alien ou qualquer outra coisa. O que sou contra é mudar as bases do personagens por gosto pessoal do roteirista e influencia do que está em evidencia na mídia.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Broo Sáb Abr 25, 2015 1:22 pm

Birujoice escreveu:O que sou contra é mudar as bases do personagens por gosto pessoal do roteirista e influencia do que está em evidencia na mídia.

Amm, tem ideia do quanto isso é rigorosamente o oposto da essência colaborativa de qualquer franquia de entretenimento de longa duração, especialmente as HQs mainstream e adaptações de HQs pro cinema?
Broo
Broo
Super Amigo

Mensagens : 1556
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Convidado Sáb Abr 25, 2015 1:33 pm

Amei o final de Black Vortex apesar da saga para mim nao ter sido muito empolgante,foi agradável de ler.a combinação das personagens envolvidas em si ao meu ver deu super certo!! Esse pedido de casamento nossa foi de emocionar,esse investimento no amor de Peter e Kitty foi bastante favorável <3 !!! Esperava mais de Bendis na fase dos X-Men! A concepção de trazer os originais para o presente e a revolução de Scott e sua nova posição tinha de tudo pra dar certo.mas parece que Bendis se perdeu.esta tudo muito agressivamente mudado.O arco dos originais com Morales foi muito chato de ler uma enrolação dos infernos.gostei do Testamento de Charles mas também foi super enrolada a história.Talvez foi dada liberdade para os roteiristas fazerem o que quiser com seus personagens pelo fato das revistas estarem zerando para a entrada da saga Secrets Wars mas nem que fosse isso Bendis esta tornando desnecessários alguns pontos que ele retrata!!! Gloria a Deus que ele vai sair da franquia vai com Deus!!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Red Fenix Sáb Abr 25, 2015 7:29 pm

Zell escreveu:

O pior é que os argumentos mais sólidos em relação ao Homem-de-Gelo são na fase do Chuck Austin! Ai, meu irmão, qualquer zoeira tá valendo. Era tudo tão maluco que se quiser revelar que o Xavier foi a evolução de uma foca, pode pegar essa fase que você consegue explicar.

Nunca pensei que, vários anos depois, eu leria a síntese mais precisa do que foi a fase Austen em X-Men. besouro booster besouro booster besouro booster
Red Fenix
Red Fenix
Rejeitado da Bat-família

Mensagens : 1113
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Broo Seg Abr 27, 2015 10:05 am

Me forcei a ler Black Vortex até o final. Ela termina melhor do q começa, mas tem uns buracos na saga q eu achei bizarro... o principal deles é a mudança de postura dos vários personagens que se submetem ao vortex, em especial o Anjo. Num momento ele tá lutando e socando geral, ele some um tempo, e a próxima aparição dele é comemorando alegremente a proposta de casamento da Kitty?

Eu assustei com a quantidade de mudanças no status quo dos personagens. Esperava algo com menos consequências e tenho a impressão q os personagens com poderes cósmicos vão ser mto mal aproveitados. Gamora, Anjo, Ronan, Thane e até a Kitty q teve os "novos" poderes mto mal explicados.

De um modo geral eu não gostei, achei mal conduzida. O ponto alto é q a arte tem um padrão alto, e alguns personagens ficaram divertidos, em especial o Nova.
Broo
Broo
Super Amigo

Mensagens : 1556
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Convidado Seg Abr 27, 2015 8:19 pm

Concordo algumas posturas de alguns personagens contradiziam muito com suas verdadeiras personalidades:/ !! Acabei de ler Fabulosos X Men #33 !!! Bem,realmente Bendis deixara tudo pra ser resolvido na edição especial de uncanny x men #600.gostei da história em que Kitty e Magia protagonizam!!! Gostei mais ainda em poder ver Noturno e Ororo nessa edição.foi uma historia pra dar uma enrolada na trama que terá desfecho na passagem de Bendis na equipe mas gostei bastante foi bem fofa a historia!!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por KAMIKAZE Seg maio 04, 2015 10:39 am

Terminei aquele arco de Uncanny, sobre o mutante Matthew.
Achei bem legal, e uma decisão muito corajosa de terem impedido os pais do garoto de se conhecerem.
Agora tenho de colocar All New em dia.
Vou começar o The Black Vortex.
KAMIKAZE
KAMIKAZE
Kevin Feige

Mensagens : 11493
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 44
Localização : Arkham Asylum

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Red Fenix Seg maio 04, 2015 8:39 pm

Eva Bell, vagando por aí e puta da vida com o Ciclope. Não tem como isso acabar bem pro Scott. E eu acho que ficou uma ponta solta pro Xavier do passado. Não confio nesse lance dele ter apagado a própria memória depois daquilo tudo.
Red Fenix
Red Fenix
Rejeitado da Bat-família

Mensagens : 1113
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Brancatelli Seg maio 04, 2015 9:22 pm

Seria uma pena se trouxessem o Xavier de volta, os rumos dos X-Men mostraram que ele não é mais necessário (vivo) pras histórias.
Acho que a Marvel vai fazer o que faz com a Fênix de tempos em tempos, e ficar brincando com essa expectativa.
Ou então o Bendis volta com ele de uma vez no último número de Uncanny..
Brancatelli
Brancatelli
Filho de Thanos

Mensagens : 5619
Data de inscrição : 09/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Zell Seg maio 04, 2015 10:44 pm

Acredito que ele não volta. Se a Jean está morta tem mais de 10 anos, o Xavier consegue ficar um tempinho também.
Zell
Zell
Beyonder

Mensagens : 10617
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 39
Localização : Brasília

http://selfhigh5.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Red Fenix Ter maio 05, 2015 10:09 pm

Os 5 originais não podem voltar para o seu lugar, certo? Então assumimos que eles sumiram de lá de repente e o Magneto dizimou a humanidade? Tipo uma versão de House of M?
Red Fenix
Red Fenix
Rejeitado da Bat-família

Mensagens : 1113
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Zell Qua maio 06, 2015 9:24 am

É uma possibilidade. Mas todas as realidades alternativas deixaram de existir.
Zell
Zell
Beyonder

Mensagens : 10617
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 39
Localização : Brasília

http://selfhigh5.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Red Fenix Qua maio 06, 2015 2:52 pm

Sendo assim, já que eles não teriam pra onde voltar, poderíamos assumir que a Marvel tem a opção de matar os personagens envelhecidos e depois colocar os 5 no lugar?
Red Fenix
Red Fenix
Rejeitado da Bat-família

Mensagens : 1113
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Broo Qua maio 06, 2015 3:05 pm

Pra q matar os envelhecidos?

Os all-new já são personagens independentes d suas contrapartes envelhecidas.
Broo
Broo
Super Amigo

Mensagens : 1556
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Brancatelli Qua maio 06, 2015 4:03 pm

Acho que ele está pensando por motivos de "reboot".
Brancatelli
Brancatelli
Filho de Thanos

Mensagens : 5619
Data de inscrição : 09/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Red Fenix Qua maio 06, 2015 4:06 pm

Exatamente por isso. Tal independência poderia ser utilizada como "um recomeço", quando comparada a personagens que têm gerado certa polêmica ultimamente.
Não que eu apreciasse se acontecesse, apesar de já estar de saco cheio de ver todo mundo apontando o dedo pro Scott e despejando raiva pra cima dele. Mas eu não me surpreenderia se acontecesse.

Quando deu merda com o Xavier na época de Deadly Genesis e ele ficou afastado, quando voltou, levou um tiro do Bishop. Depois fizeram um reboot nele em X-Men Legacy.
O Stark, vilanizado depois de Civil War e Secret Invasion, teve seu reboot, completado em Siege.
O Rogers, não acredito que seja o caso, apesar dele vir agindo ou sendo escrito como um cretino que se acha dono da verdade. Substituído pelo Sam, que teoricamente tem uma vivência diferente e está mais em sintonia com as pessoas mais necessitadas, pois ele cresceu nesse tipo de meio.

Aí você tem um Scott Summers, procurado pela Shield, pelos Vingadores, declarado terrorista e praticamente jurado de morte por uma ex aluna.
E finalmente, Hank McCoy, um inconsequente que resolveu brincar com o espaço tempo só pra tentar mostrar algo pra um ex-amigo enquanto convenientemente se esquece da própria hipocrisia. Sim, porque pedir ajuda ao Senhor Sinistro, Homem Doce, Alto Evolucionário e outros sujeitos exemplares pra restaurar a raça mutante é algo sem nenhuma implicação moral.

Enfim, é só uma viagem da minha parte mesmo, de acordo com algo que pode ou não ser interpretado como um padrão. Ou vai ver a Marvel cansou de fazer isso de forma pontual com seus personagens e o universo pós Secret Wars estará aí pra consertar isso. Ou pelo menos estabelecer algumas regras novas e padrões a partir de agora.
Red Fenix
Red Fenix
Rejeitado da Bat-família

Mensagens : 1113
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Broo Qua maio 06, 2015 4:46 pm

Eu nem tinha tão claro pra mim essa mania da Marvel como vc colocou, mas é verdade... parece q ela entra numa pira de radicalização do personagem e qdo fica insustentável, dá um gelo.

Mas acho q as coisas em Secret Wars tem uma baita abertura para serem diferentes por um motivo muito especial: não existe mais "normalidade" no Universo Marvel pós-Secret Wars.

Se, de fato, o novo Universo for constituído de uma colcha de retalho de realidades e cada realidade possui seus códigos morais, culturais e até jurídicos diferentes, é bem possível que exista espaço pros radicais sem precisar dar um gelo neles.

O caso do Scott, por exemplo. Procurado pela SHIELD (o q vai sobrar da Shield pós-Secret Wars? Q jurisdição tem a Shield do universo 616 nessa nova colcha de retalho?), pelos Vingadores (quais? qual equipe? de qual realidade?), declarado terrorista (uma perspectiva bem fragil dentro do 616, imagina em outras realidades como a do Old Man Logan ou Futuro Imperfeito)... enfim, o q eu quero dizer é q vai ser criado um vácuo de valores durante a construção do novo Universo Marvel e, provavelmente, os personagens mais radicais como o Scott e o Capitão vão ter novos paradigmas (alguns bem mais radicais q eles).
Broo
Broo
Super Amigo

Mensagens : 1556
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Brancatelli Qua maio 06, 2015 5:16 pm

Red escreveu:Aí você tem um Scott Summers, procurado pela Shield, pelos Vingadores, declarado terrorista e praticamente jurado de morte por uma ex aluna.
E finalmente, Hank McCoy, um inconsequente que resolveu brincar com o espaço tempo só pra tentar mostrar algo pra um ex-amigo enquanto convenientemente se esquece da própria hipocrisia. Sim, porque pedir ajuda ao Senhor Sinistro, Homem Doce, Alto Evolucionário e outros sujeitos exemplares pra restaurar a raça mutante é algo sem nenhuma implicação moral.

Acho que exatamente por isso a Marvel vai prosseguir com a história, ao invés de matar os personagens, "apagá-la" ou ignorar o que aconteceu.
O Xavier morreu pq já tinha dado o que tinha que dar. O Stark, de certo modo, precisava voltar a ser o "herói", e não rolava com a bagagem que ele tinha. O Rogers.. bom, vai voltar mais cedo ou mais tarde.
Já o Ciclope e o Fera acompanharam o momento da cronologia, acompanharam a "evolução" da coisa. Marvel, pra mim, deixou claro que não quer mais os X-Men naquele padrão que era até Schism. Daí criou a Escola Jean Grey, criou a facção "terrorista" do Ciclope, e trouxe os X-Men clássicos que dão a cara mais heróica pras histórias. Eu inclusive acho que o mais interessante no cenário dos 5 originais estarem no presente é eles - e nós - perceberem como tudo mudou.
Diferente do Xavier e do Stark, não tem pq voltar ao que era, ou acabar com o que é.
Brancatelli
Brancatelli
Filho de Thanos

Mensagens : 5619
Data de inscrição : 09/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[Marvel US] - House of / Powers of X - Página 2 Empty Re: [Marvel US] - House of / Powers of X

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 30 Anterior  1, 2, 3 ... 16 ... 30  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos